domingo, 22 de janeiro de 2012

O financiamento do imóvel

 Com relação ao financiamento do imóvel conseguimos um plano muito bom com a Caixa. Não sei se vocês já ouviram falar nos tipos de financiamento Piloto e Associativo.
Eu não conhecia, mas minha irmã que já havia comprado um imóvel há 3 anos atrás me deu várias dicas sobre o financiamento e me explicou direitinho cada um dos dois tipos de financiamento.

Nós decidimos pelo financiamento Associativo, onde o financiamento já começa durante a construção do imóvel, enquanto no Piloto o financiamento é feito apenas após a entrega das chaves. A principal vantagem que nós vimos no Associativo foi não ter que pagar a taxa de INCC que a cada mês o imóvel aumenta cerca de 0,5% a 0,75% do valor do imóvel. Neste caso, quanto mais demorar para entregar o imóvel comprado na planta, mais caro ele estará no momento do financiamento.

No Associativo, no mês em que for realizado o financiamento com a caixa, não será mais necessário pagar o INCC e o valor do imóvel fica parado. E quanto ao financiamento a pessoa só precisa pagar o percentual da parcela referente ao andamento da obra. Por exemplo, se a obra estiver em 50% (de acordo com a avaliação do engenheiro da caixa) e a parcela final do financiamento for R$ 1000,00, então será cobrado apenas R$ 500,00. Este valor vai aumentando até o dia da entrega, quando o imóvel estiver 100% concluído e entregue. Desta forma, o que vai sendo pago para o imóvel já será reduzido do saldo devedor com a caixa.

No nosso caso, nós fechamos o contrato com a construtora em 31/01/2011 e conseguimos fazer o financiamento em 30/06/2011. Nestes 5 meses até que o financiamento fosse realizado tivemos que pagar o INCC do imóvel para a construtora e o valor foi cerca de mil reais cada mês. Então ficamos imaginando se estivéssemos passado até agora pagando o INCC, pois já tem 1 ano que aguardamos a entrega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário