Como criar seu próprio móvel em MDF?

Em uma conversa com minha irmã, nestas férias de janeiro, ela me passou muitas informações sobre marcenaria em móveis MDF/MDF Ultra/MDP/Compensado Naval/Madeira Pinus. Estou querendo fazer esta estante abaixo. Pois, nas lojas só encontro de MDP e com espessura da madeira de 15mm. Como preciso de uma estante para colocar livros, então é importante que a estante aguente peso, logo pensei em fazer com MDF e 25 mm.

Descobri que existe lojas que vendem uma placa de compensado com diferentes tamanhos, de acordo com a necessidade de cada um. O que eu não sabia é que estas lojas fazem o serviço de corte desta placa, além disso coloca a fita de acordo com a cor da madeira comprada.

Um exemplo de loja que faz este serviço é a Leo Madeiras, que tem várias unidades em todo Brasil.

Placa de MDF branco de 15 mm na LeoMadeiras.



Outra dica muito interessante é que existe um site na internet que calcula a quantidade de cortes em uma placa. Assim, é possível saber quantas placas será necessário para fazer uma estante ou um guarda-roupa ou uma escrivaninha. Para ter acesso ao plano de corte, tem que realizar um cadastro: http://www.placacentro.com/bra/servicos/otimizador.html

Primeiro informa o tamanho da Placa de MDF, a espessura, largura e altura. Em seguida, informa as medidas de cada prateleira da estante, assim como as medidas das madeiras laterais. No final, são várias peças retangulares. Veja abaixo:


Informa o tamanho da placa MDF e todas as partes da estante.
 Quando clicar no botão "Salvar", o sistema irá informar a quantidade de placas necessárias ou vai informar a quantidade de madeira que sobrou. Basta usar a criatividade e usar o que sobrou em outros móveis, como uma prateleira, um porta copos ou um porta retrato.

Sistema exibe uma imagem com o corte realizado na placa.
Para finalizar a estante, vou comprar parafusos de 8 mm para juntar as peças externas. Existe várias formas de juntar as prateleiras, uma muito utilizada e simples são os "L" de ferro, que se chama "Suporte cadeirinha".

Outra informação importante é que a loja cobra um valor fixo por cada corte e também cobra o valor do metro linear da fita da madeira.



0 Comentários